Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla (EM) é uma doença autoimune que compromete o sistema nervoso central. Ela é caracterizada pela destruição da bainha de mielina, estrutura protetora dos neurônios responsável pela condução eficiente dos impulsos nervosos. Os sintomas, a evolução e a gravidade da doença podem variar de pessoa para pessoa.

Quais são os sintomas da esclerose múltipla?

Os principais sintomas são fadiga, fraqueza, espasmos musculares, alterações sensoriais, dificuldade de locomoção, distúrbios visuais, disfunção da bexiga ou do intestino, problemas de equilíbrio e coordenação, alterações cognitivas, entre outros.

Como é feito o diagnóstico da esclerose múltipla?

O diagnóstico da esclerose múltipla é realizado pelo médico neurologista com base na história clínica, exame físico e exames complementares. Estes incluem exames de imagem como a ressonância magnética, a análise do líquido cefalorraquidiano, entre outros.

Quais são os tratamentos da esclerose múltipla?

O tratamento da esclerose múltipla é individualizado e tem como foco controlar os sintomas, diminuir a quantidade e a gravidade dos surtos e retardar a progressão da doença. As principais abordagens terapêuticas na esclerose múltipla incluem a pulsoterapia no tratamento dos surtos, as terapias modificadoras da doença, o acompanhamento fisioterápico, entre outros.

Onde fazer o tratamento da esclerose múltipla?

Para realização de pulsoterapia ou aplicação de medicamentos modificadores da doença, você conta com o Centro de Infusões Pacaembu (CIP), especializado na infusão de medicamentos de alta complexidade.

Entre em contato com a central de atendimento para maiores informações.

Veja mais notícias:

Agendamento

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento

Central de Atendimento dedicada de segunda a sexta das 7h30 às 20h para agendamento de aplicações.

Agende na Central de Atendimento