Densis
Densis (ácido zoledrônico) é um medicamento pertencente a uma classe de compostos conhecida como bifosfonatos, utilizado principalmente para o tratamento e prevenção de doenças ósseas, como a osteoporose e em pacientes com câncer de mama ou próstata que desenvolveram metástases ósseas.
O Densis age bloqueando a reabsorção óssea, diminuindo a perda de massa óssea e fortalecendo os ossos, prevenindo fraturas em pacientes com osteoporose e em condições ósseas associadas ao câncer.
A aplicação do Densis é realizada por via intravenosa e necessita de supervisão médica.
Nas Unidades CIP você pode realizar o seu tratamento com Densis de forma segura e com uma equipe multidisciplinar.
Para que serve o Densis?
O Densis é usado no tratamento de diversas condições médicas relacionadas aos ossos. As principais indicações para o uso de Densis são:
- Tratamento de osteoporose, – em mulheres pós-menopausadas
auxiliando a aumentar a densidade óssea e a reduzir o risco de fraturas;
- Prevenção de osteoporose em homens e mulheres com osteopenia na pós-menopausa
- Tratamento da Doença de Paget, condição óssea em que os ossos ficam – frágeis e deformados,
- Tratamento de hipercalcemia maligna, que são níveis elevados de cálcio no sangue, ajudando a normalizar os níveis de cálcio.
• Tratamento da osteoporose em mulheres na pós-menopausa para reduzir a incidência de fraturas do quadril, vertebrais e não vertebrais e para aumentar a densidade mineral óssea; • Prevenção de osteoporose em mulheres com osteopenia na pós-menopausa; • Prevenção de fraturas clínicas após fratura de quadril em homens e mulheres na pós-menopausa; • Tratamento para aumentar a densidade óssea em homens com osteoporose; • Tratamento e prevenção de osteoporose induzida por glicocorticoides; • Tratamento da doença de Paget do osso
Como funciona o Densis?
O Densis (ácido zoledrônico) é um medicamento que pertence a uma classe – conhecida como bifosfonatos, utilizado principalmente para o tratamento e prevenção de doenças ósseas. Ele atua, principalmente, inibindo a reabsorção óssea, reduzindo a perda de massa óssea e fortalecendo os ossos.
Quais são as contraindicações do Densis?
O Densis deve ser administrado sob supervisão médica, evitando riscos aos pacientes.
As principais contraindicações do Densis são:
- Pessoas com hipersensibilidade ou alergia ao ácido zoledrônico e aos outros componentes do Densis;
- Pessoas com insuficiência renal grave;
- Durante a gravidez e a amamentação;
- Pessoas com hipocalcemia (baixos de cálcio no sangue) não corrigida, podendo agravar essa condição;
Quais são as reações adversas do Densis?
O Densis pode causar diversas reações adversas, algumas das quais podem ser graves. As principais reações adversas ao Densis são:
- Reações à infusão, geralmente leves e temporárias, como sintomas de gripe, como febre, calafrios, dores musculares e dor de cabeça – após a infusão do Densis;
- Reações gastrointestinais, como náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal;
Onde fazer o tratamento com Densis?
Você pode fazer o tratamento com Densis no Centro de Infusões Pacaembu (CIP), clínicas especializadas na infusão de medicamentos de alta complexidade, em pacientes crônicos e com doenças autoimunes em diversas especialidades.
Entre em contato com a central de atendimento e agende agora mesmo o seu tratamento.




