Conheça as principais doenças inflamatórias intestinais

As doenças inflamatórias intestinais (DIIs) são representadas pela doença de Crohn e pela retocolite ulcerativa. De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), as DIIs afetam mais de cinco milhões de pessoas no mundo e sua prevalência vem aumentando no Brasil, afetando 100 pessoas a cada 100 mil habitantes.

As DIIs podem acometer pessoas de qualquer idade, embora ocorram com maior frequência na faixa etária entre 15 a 35 anos e não há uma causa única para as DIIs, embora tenha sido demonstrado a presença de portador na família em 20% dos casos.

Principais doenças inflamatórias intestinais

As principais doenças inflamatórias intestinais são:

 Doença de CrohnRetocolite ulcerativa
O que éAfeta principalmente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon)Acomete a mucosa que reveste o cólon e o reto. Não costuma afetar toda a parede intestinal e raramente atinge o intestino delgado
Faixa etária mais acometida20-40 anos< 30 anos e entre 50 a 60 anos
CausasGenética, alimentação inadequada, microbiota intestinal, infecção prévia, desregulação do sistema imuneGenética, desregulação do sistema imune, dieta inadequada
Fatores de riscoHistória familiar, tabagismo, consumo de álcool, alimentação inadequada, sedentarismo e estresseHistória familiar, dieta pobre em fibras, consumo excessivo de gordura animal, deficiência de vitamina D, sedentarismo e uso indiscriminado de anti-inflamatórios não hormonais
ComplicaçõesObstrução intestinal, abscesso, fístulas, fissuras, má-absorção/desnutriçãoPerfuração intestinal, colite fulminante, megacólon tóxico (presente em 10% das pessoas com colite) e maior risco de câncer colorretal (5% a 8%)
Quadro clínicoDiarreia, dor na região inferior do abdômen, perda de peso, febre, sangramento retalCólica, diarreia com sangue e muco, cansaço, perda de apetite e de peso
DiagnósticoExames endoscópicos, laboratoriais, de imagemExames endoscópicos, laboratoriais, de imagem
TratamentoIndividualizadoIndividualizado
PrevençãoHábitos saudáveisHábitos saudáveis

Principais sintomas das doenças inflamatórias do intestino (DIIs)

Embora a doença de Crohn e a retocolite produzam sintomas semelhantes, não são a mesma doença e muitas vezes é difícil diferenciá-las, pois em 10% dos casos pode haver sobreposição.

As manifestações clínicas podem ser inespecíficas e fazer parte de outras doenças, como doença celíaca, úlcera gástrica, síndrome do intestino irritável, câncer colorretal, entre outras. 

De uma maneira geral, o quadro clínico das DIIs inclui: diarreia; cólicas e dores abdominais, sangramento retal, urgência fecal, perda de peso, fadiga, entre outros.

Em 25% a 40% dos casos, podem ocorrer manifestações extraintestinais, com envolvimento ocular, articular, pele, ossos, rins e fígado.

Nas duas doenças, o paciente pode passar longos períodos sem nenhum sintoma (dizemos que a doença está em remissão). Os surtos e a remissão variam de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores, como idade, perfil social, prognóstico, entre outros. Cada indivíduo é único, por isso, o tratamento das DIIs deve ser individualizado e, principalmente, multidisciplinar.

Diagnóstico e tratamento

O primeiro passo para diagnosticar as DIIs é feito através da avaliação clínica (história e exame físico), pois além do quadro clínico das duas doenças ser semelhante, muitos sintomas podem fazer parte de outras doenças. E, de acordo com a avaliação, alguns exames podem ser solicitados.

A maioria dos pacientes é tratada com medicações que inibem a inflamação especificamente no intestino (mas nunca se deve usar anti-inflamatórios comuns, que podem piorar o quadro). Pode ser necessário uso de imunossupressor e eventualmente, antibiótico.

Existem diversos tipos de medicamentos que o médico pode prescrever, lembrando que o tratamento é individualizado, variando conforme os sintomas apresentados e o grau da doença, resposta à medicação e ocorrência de recaídas. Há casos em que a cirurgia pode ser indicada.

É indicado consultar um gastroenterologista e/ou coloproctologista para o diagnóstico correto das doenças inflamatórias do intestino. Além disso, é indicada a prática de atividades físicas e consumo de frutas, verduras e legumes para uma dieta balanceada.

Veja mais notícias:

Agendamento

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento

Central de Atendimento dedicada de segunda a sexta das 7h30 às 20h para agendamento de aplicações.

Agende na Central de Atendimento