Asma
A asma é uma doença crônica que afeta o sistema respiratório, provocando uma inflamação e estreitamento das vias aéreas respiratórias, levando a sintomas como falta de ar, chiado no peito, tosse e sensação de aperto no peito.
A doença acontece quando as vias aéreas reagem fortemente a estímulos irritantes, exposição a alérgenos ambientais e ocupacionais, como ácaros, fumaça e poluentes do ar, vírus e exercício físico, fazendo as vias aéreas se estreitarem, causando dificuldade da passagem do ar e levando aos sintomas da asma.
A asma pode ser controlada com o tratamento adequado. É indicado que o tratamento seja realizado com o acompanhamento de um médico.
Nas unidades CIP você pode realizar o seu tratamento da asma de forma rápida e com uma equipe multidisciplinar.
Quais são os sintomas da asma?
Os principais sintomas da asma são:
- Falta de ar, podendo ser leve, moderada ou grave;
- Chiado no peito, devido ao estreitamento das vias aéreas;
- Tosse, que pode piorar de manhã ou à noite, geralmente seca;
- Sensação de aperto no peito ou pressão no peito;
- Respiração rápida e superficial;
- Os sintomas podem ser agravados com gatilhos como alérgenos (pólen, ácaros, pelos de animais), irritantes (fumaça, poluição do ar, odores fortes), exercício físico, infecções respiratórias e exposição a mudanças climáticas, entre outros.
Os sintomas da asma podem variar de pessoa para pessoa, assim como o grau de evolução dos sintomas.
Como é feito o diagnóstico da asma?
O diagnóstico da asma é realizado com a combinação de avaliação clínica do paciente e a realização de exames complementares:
- Avaliação do histórico clínico do paciente, tipo e duração dos sintomas;
- Exame físico para verificar dados vitais e exame do trato respiratório;
- Testes de função pulmonar: o teste mais comum é a espirometria, que mede a quantidade de ar que se inspira e expira, avaliando a função pulmonar e a capacidade respiratória. Em geral, a espirometria é feita antes e depois da inalação de um broncodilatador;
- Testes alérgicos como testes cutâneos ou exames de sangue, para identificar sensibilidades a alérgenos;
- Outros exames, como radiografia de tórax ou tomografia de pulmão, poderão ser solicitados para ajudar o diagnóstico ou excluir outras doenças pulmonares.
Quais são os tratamentos disponíveis para a asma?
O tratamento da asma tem a intenção de controlar os sintomas e reduzir a inflamação das vias aéreas, prevenindo o agravamento de sintomas. As principais abordagens de tratamento são:
Medicamentosa
- Uso de broncodilatadores, que aliviam os sintomas agudos da asma, como falta de ar e chiado no peito, relaxando as vias aéreas e permitindo que o ar flua mais livremente;
- Uso de medicamentos corticosteroides inalados e broncodilatadores de ação prolongada, através de inalação, para um controle a longo prazo da asma;
- Outros medicamentos, como imunomoduladores, que podem ser utilizados para o tratamento de asma refratária grave.
Imunobiológicos são uma opção de tratamento para casos de asma severa que não respondem bem aos tratamentos convencionais:
- Omalizumab (Xolair®): Anticorpo anti-IgE que reduz a resposta alérgica em casos de asma alérgica severa.
- Mepolizumab (Nucala®): Anticorpos anti-IL-5 que ajudam a reduzir os eosinófilos, células que contribuem para a inflamação das vias respiratórias.
- Benralizumab (Fasenra®): Anticorpo anti-receptor IL-5 que também visa reduzir os eosinófilos.
- Dupilumab (Dupixent®): Anticorpo anti-receptor IL-4 que ajuda a controlar a inflamação em casos de asma eosinofílica e alérgica.
- Tezepelumab (Tezspire®): Anticorpo que atua bloqueando a ação da linfopoietina estromal tímica (TSLP), ajudando a reduzir a inflamação em casos de asma severa.
Outros
Imunoterapia (ou vacina para alergia), administrada em pequenas quantidades do alérgeno ao qual a pessoa é alérgica e responsável pelas crises de asma.
O tratamento da asma é individualizado e deve ser prescrito por um médico alergologista ou pneumologista, tendo como objetivo possibilitar ao paciente que ele viva uma vida normal e ativa, controlando os sintomas e prevenindo exacerbações.
Onde fazer o tratamento da asma?
Você pode fazer aplicação de medicamentos imunobiológicos em uma das unidades do Centro de Infusões Pacaembu, clínicas especializadas na infusão de medicamentos de alta complexidade, em pacientes crônicos e com doenças autoimunes em diversas especialidades.
Entre em contato com a central de atendimento e agende agora mesmo o seu tratamento.




