A importância de uma boa nutrição para quem tem Esclerose Múltipla e a desmistificação da fadiga
Os bons hábitos alimentares são essenciais para uma boa qualidade de vida, o que não é diferente na vida da pessoa com Esclerose Múltipla.
Uma dieta variada e equilibrada quanto aos diferentes grupos alimentares é importante e pode ajudar no bem estar. Separamos 3 alimentos essenciais.
São eles:
- Frutas e vegetais: são alimentos fontes de vitaminas, sais minerais, fibras e água e o seu consumo costuma estar associado a um bom funcionamento do organismo e ao bem estar.
- Grãos inteiros: tente consumir 3-5 porções de grãos integrais saudáveis, como massa de trigo integral, quinoa ou arroz integral todos os dias. Seus carboidratos complexos podem evitar picos de energia e ajudá-lo a se sentir menos cansado. A fibra irá ajudá-lo a gerenciar seu peso.
FADIGA x ESCLEROSE MÚLTIPLA
A fadiga é um sintoma muito frequente, que acomete ao menos 30% dos portadores da doença. Caracterizada por cansaço e falta de disposição, a manifestação é bem diferente de um simples desânimo.
Uma revisão de 36 estudos com 1.603 pacientes, publicada na plataforma científica Cochrane, deixou claro que a atividade física é uma das principais aliadas dos pacientes. Porém, a abordagem precisa ser individualizada, contando com a orientação de um profissional de educação física e do próprio neurologista.
Para a diminuição da fadiga, o estudo destaca os benefícios dos treinos de resistência e treinos que combinem força muscular e resistência, e citam ioga e tai chi chuan como exemplos.
Por fim, afastar o estresse, investir em atividades prazerosas e recorrer à psicoterapia, além de manter boas noites de sono, são outras estratégias eficientes para minimizar o desconforto.
Referência bibliográfica: https://www.cochrane.org/CD009956/MS_exercisetherapy-fatigue-multiple-sclerosis
Converse com seu médico sobre sua alimentação.
Continue acompanhando nossos conteúdos de blog!




