Doenças autoimunes em crianças

As doenças autoimunes são um grupo de doenças em que o sistema imunológico do corpo, que normalmente protege contra infecções e doenças, passa a atacar as células, tecidos e órgãos saudáveis do próprio corpo. Isso ocorre quando o sistema imunológico perde a capacidade de distinguir entre o é próprio e o que é estranho.

Existem alguns tipos de doenças autoimunes, incluindo lúpus, artrite reumatoide, diabetes tipo 1, esclerose múltipla, doença de Crohn, entre outras.

O tratamento para doenças autoimunes geralmente envolve a redução da atividade do sistema imunológico, aliviando os sintomas e ajudando a controlar o processo da doença.

Conversamos com o médico especialista para te contar mais sobre as doenças autoimunes nas crianças.

Confira o artigo.

Quais são as doenças autoimunes mais comuns em crianças?

As doenças autoimunes mais comuns em crianças são:

  • Diabetes tipo 1: o sistema imunológico ataca as células do pâncreas que produzem insulina, levando a aumento dos níveis de açúcar no sangue.
  • Doença celíaca: é uma reação imunológica ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, cevada e centeio. O sistema imunológico ataca mucosa do intestino.
  • Lúpus Eritematoso Sistêmico Juvenil: é uma doença crônica que pode afetar muitas partes do corpo, incluindo a pele, as articulações e os órgãos internos, como pulmão, coração e rim.
  • Artrite Idiopática Juvenil: É uma doença crônica que causa inflamação crônica nas articulações e nos olhos.  Há vários subtipos dessa patologia, como oligoarticular, poliarticular e sistêmica (classificadas de acordo com o número de articulações acometidas e presença de sinais/sintomas sistêmicos).

Como funciona o sistema imunológico infantil?

O sistema imunológico infantil funciona de maneira semelhante ao sistema imunológico de adultos, mas este ainda está em desenvolvimento. Desde o nascimento, o sistema imunológico começa a aprender a reconhecer o que é próprio e o que é estranho, produzindo uma resposta imune adequada.

O desenvolvimento do sistema imunológico na criança inclui o amadurecimento da resposta imune inata, a indução da resposta específica ao que é estranho e memória imunológica, em paralelo ao desenvolvimento e à manutenção de tolerância ao que é próprio.

Quais são os principais sinais aos quais os pais devem ficar atentos para identificar uma possível doença autoimune?

Os pais devem estar atentos a vários sinais que podem indicar a presença de uma doença autoimune:

  • Febre: a febre pode ser um sinal de uma resposta imunológica a uma infecção, mas também pode ser um sintoma de uma doença autoimune.
  • Fadiga persistente: a fadiga é um sintoma inespecífico, algumas vezes relacionado às doenças autoimunes.
  • Tontura e desmaio: estes podem ser sinais de alterações do sistema nervoso ou circulatório, que podem ser afetados por doenças autoimunes.
  • Perda de peso: a perda de peso inexplicada pode ser um sinal de uma doença autoimune.
  • Erupções cutâneas e irritações da pele: embora presente em muitas doenças, algumas doenças autoimunes podem causar alterações da pele.
  • Rigidez nas articulações: a rigidez nas articulações pode ser um sinal de doenças autoimunes.
  • Dor nas articulações: a dor nas articulações pode estar presente em várias doenças autoimunes.
  • Perda de cabelo repentina: algumas doenças autoimunes podem causar perda de cabelo especialmente quando há falhas.
  • Aftas: Especialmente aftas grandes, dolorosas e que demoram para cicatrizar.
  • Descoloração das extremidades: Pode ocorrer mudança de cor e temperatura em mãos e pés.

Como a doença autoimune é diagnosticada na infância?

O diagnóstico de doenças autoimunes na infância envolve uma avaliação médica detalhada, exames laboratoriais e de imagem:

  • Avaliação médica: histórico clínico e exame físico detalhados.
  • Exames laboratoriais: são utilizados para verificar a presença de alterações em hemograma (série vermelha, branca ou plaquetas), inflamação, função renal e hepática e autoanticorpos.
  • Exames de imagem: alguns exames como a ressonância magnética, a tomografia e a ultrassonografia podem ser necessárias para avaliar a extensão do envolvimento da doença.

Quais as causas e os principais fatores de risco para o desenvolvimento dessas doenças?

As causas exatas das doenças autoimunes ainda não são totalmente compreendidas, mas acredita-se que uma combinação de fatores genéticos e ambientais e infecciosos, psicológicos e hormonais possa desencadear o desenvolvimento dessas doenças.

O comprometimento dos mecanismos de proteção contra a autoimunidade, a semelhança de proteínas de agentes infecciosos com proteínas de nosso organismo, as modificações de proteínas próprias e a mutação adquirida ou herdada de genes relacionados à imunidade também são associados ao seu desenvolvimento.

Toda criança deve ser “testada” para doença autoimune se houver histórico da patologia na família?

Embora exista uma predisposição genética para doenças autoimunes, não é recomendado que todas as crianças com histórico familiar dessas doenças sejam “testadas” preventivamente.

As doenças autoimunes são complexas e multifatoriais, o que significa que elas são influenciadas por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Portanto, mesmo que uma criança tenha um parente com uma doença autoimune, isso não significa que ela desenvolverá a doença.

Uma criança diagnosticada com doença autoimune pode se curar na idade adulta?

Embora essas doenças possam ser gerenciadas com tratamento, elas geralmente não são consideradas curáveis, já que geralmente são doenças crônicas.  No entanto, novos tratamentos estão sendo desenvolvidos continuamente para melhora mais rápida e eficaz dos sintomas com melhora da qualidade de vida.

A doença autoimune diagnosticada na infância tende a se agravar na idade adulta?

A progressão de uma doença autoimune diagnosticada na infância para a idade adulta pode variar dependendo da doença específica e de fatores individuais.

O objetivo do tratamento é controlar a inflamação causada pela doença para evitar danos irreversíveis aos órgãos afetados, mantendo a qualidade de vida do paciente.

Como deve ser a vacinação em crianças com doenças autoimunes?

A vacinação em crianças com doenças autoimunes deve ser cuidadosamente gerenciada, pois essas crianças podem ter um sistema imunológico comprometido devido à sua condição e ao uso de medicamentos imunossupressores.

As vacinas que não contém vírus vivos atenuados são consideradas seguras para pacientes com doenças autoimunes, mesmo em uso de terapias imunossupressoras.

Como deve ser o tratamento de uma doença autoimune em crianças?

O tratamento de doenças autoimunes em crianças depende da doença específica, geralmente envolve o controle da inflamação e a supressão do sistema imunológico.

Como as crianças e adolescentes estão em um estado fisiológico de crescimento físico e cognitivo, o tratamento e acompanhamento adequado dessas doenças é de especial importância nesta faixa etária para impedir consequências irreversíveis no crescimento/desenvolvimento e desenvolvimento cognitivo e psicomotor.

A importância do apoio multidisciplinar e da família no tratamento das doenças autoimunes infantis.

Os tratamentos não farmacológicos para doenças autoimunes em crianças são uma parte importante do plano de cuidados. Eles podem incluir:

  1. Estilo de vida saudável: manter um estilo de vida saudável é fundamental. Isso inclui uma dieta equilibrada, exercício físico regular e sono adequado.
  2. Fisioterapia: em algumas doenças autoimunes que afetam as articulações ou os músculos, a fisioterapia pode ser muito útil para melhorar a mobilidade e a força.
  3. Psicoterapia: lidar com uma doença crônica pode ser emocionalmente desafiador. A psicoterapia pode ajudar as crianças a lidar com o estresse e a ansiedade associados à doença.
  4. Educação: educar a criança e a família sobre a doença pode ajudar a gerenciar os sintomas e expectativas sobre o tratamento.

É importante reconhecer os sintomas precocemente e procurar cuidados médicos para garantir um diagnóstico e tratamento adequados.

Conte com o CIP. Você é nossa prioridade.

Veja mais notícias:

Agendamento

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento

Central de Atendimento dedicada de segunda a sexta das 7h30 às 20h para agendamento de aplicações.

Agende na Central de Atendimento