Como se preparar para o dia da infusão  

A terapia de infusão é uma opção de tratamento para pacientes com diversas doenças, como artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal, psoríase, entre outras. 

A sua administração pode ser feita por via intravenosa, subcutânea ou intramuscular. 

Como se preparar para o dia da infusão 

É normal ter dúvidas quando iniciamos um tratamento, por isso, vamos esclarecer o que o paciente precisa ou não fazer para se preparar para a infusão.  

Na terapia infusional, o paciente necessita de avaliação e cuidados médicos para a administração da dose correta do medicamento. A infusão deve ser realizada em um centro especializado.  

Não há nenhum preparo especial para as terapias infusionais, como exigência de jejum. Porém, é recomendado que o paciente consulte o médico que o acompanha para esclarecer qualquer dúvida a respeito do procedimento. 

Antes de iniciar a terapia infusional, o médico ou enfermeiro confirmarão a identidade do paciente, perguntando nome e data de nascimento. Também farão algumas perguntas em relação a problemas de saúde, como alergias e infecções, que podem interferir no tratamento 

É importante comunicar à equipe o uso de alguma medicação, mesmo que seja um analgésico, pois ele pode interferir no tratamento. 

O tempo de duração da infusão depende da condição tratada, do tipo de medicação, do tipo de infusão e por qual via (intramuscular, intravenosa ou subcutânea) o medicamento será disponibilizado, podendo levar de alguns minutos a algumas horas.  

A seguir, separamos algumas dicas para que você esteja preparado para o dia do tratamento. São elas: 

  • Como o jejum não é recomendado, procure alimentar-se com uma dieta equilibrada e leve; 
  • Leve a prescrição médica com o medicamento a ser aplicado e demais medicamentos em uso ou uma lista dos medicamentos que utiliza; 
  • Não fume ou consuma bebidas alcoólicas no dia anterior à infusão;  
  • Use roupas e calçados confortáveis, pois o tratamento pode levar de minutos a horas. Como as salas são climatizadas, recomenda-se sempre levar um agasalho leve. 
  • Durante a infusão, comunique qualquer alteração à enfermeira que estiver acompanhando seu tratamento.  

Perguntas que você pode fazer ao seu médico e à equipe do centro de infusão antes de iniciar o tratamento 

  • Se você pode levar um acompanhante com você;  
  • Se o procedimento pode causar dor ou incômodo e, se isso ocorrer, o que você deve fazer; 
  • Como monitorar efeitos colaterais em casa.  

Quais os efeitos colaterais da infusão  

Os efeitos colaterais que podem surgir dependem do tipo de infusão realizada. Porém, os mais comuns são: 

  • Vermelhidão no local da injeção; 
  • Inchaço e coceira no local; 
  • Dor muscular; 
  • Reações alérgicas; 
  • Sintomas gripais; 
  • Náusea; 
  • Sonolência. 

Cuidados após a terapia infusional 

Geralmente, o paciente é atendido na clínica, recebe a terapia infusional prescrita e pode retornar às atividades habituais. As restrições ao trabalho ou às atividades físicas serão previamente definidas pelo médico prescritor. 

Depois de realizada a infusão, é importante que o paciente fique atento a sinais de alergia, como coceira e manchas vermelhas na pele, além de sinais e sintomas de doença infecciosa, como tosse, febre, secreção nasal, diarreia etc. Avise sempre o médico, caso tenha dúvidas sobre algum sintoma novo que esteja apresentando. 

O acompanhamento integral e humanizado durante todas as etapas do tratamento infusional é fundamental para os bons resultados.  

No CIP, nós aliamos tecnologia de ponta, profissionais capacitados e humanização no atendimento para que você tenha a melhor experiência em sua jornada.  

Veja mais notícias:

Agendamento

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento

Central de Atendimento dedicada de segunda a sexta das 7h30 às 20h para agendamento de aplicações.

Agende na Central de Atendimento