Cimzia®
Cimzia® (certolizumabe pegol) é um medicamento biológico utilizado no tratamento de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide, artrite psoriásica, espondilite ancilosante, psoríase e Doença de Crohn. O Cimzia® faz parte da classe de medicamentos conhecida como bloqueadores do fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa).
Cimzia® geralmente é administrado por injeção subcutânea, para o controle dos sintomas e a inibição da progressão da doença.
Nas unidades CIP você pode realizar o seu tratamento com o Cimzia® de forma rápida e com uma equipe multidisciplinar.
Para que serve o Cimzia®?
O Cimzia® é utilizado no tratamento de diversas doenças autoimunes e inflamatórias, principalmente as associadas ao excesso de atividade do fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa). As principais indicações do Cimzia® são:
- artrite reumatoide, uma doença autoimune que provoca inflamação nas articulações, causando dor, inchaço e rigidez;
- espondilite anquilosante, condição inflamatória que afeta especialmente a coluna vertebral, provocando dor e rigidez nas costas;
- artrite idiopática juvenil, tipo de artrite que acomete crianças;
- psoríase, doença inflamatória crônica da pele que causa placas vermelhas e escamosas;
- doença de Crohn, doença inflamatória do trato gastrointestinal, que provoca dor abdominal, diarreia e perda de peso.
Como funciona o Cimzia®?
O Cimzia® inibe a ação do fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa), uma proteína envolvida na resposta inflamatória do sistema imunológico.
Em condições normais, o TNF-alfa desempenha um papel importante na resposta inflamatória do organismo, sinalizando o sistema imunológico para combater infecções e inflamações. Porém, em doenças autoimunes e inflamatórias, como artrite reumatoide, espondilite anquilosante, doença de Crohn, artrite psoriásica, entre outras, o TNF-alfa é produzido em excesso, desencadeando uma inflamação crônica e causando danos aos tecidos do corpo.
O Cimzia® é um bloqueador seletivo do TNF-alfa, devido a ele ter uma forma modificada do anticorpo que se conecta ao TNF-alfa, impedindo-o de se ligar aos seus receptores nas células, inibindo sua ação.
O Cimzia® reduz a inflamação, aliviando os sintomas dolorosos e inflamatórios de doenças autoimunes e inflamatórias, diminuindo o dano causado aos tecidos afetados, como articulações e trato gastrointestinal, controlando os sintomas, mantendo a remissão em pacientes com doenças autoimunes, melhorando a qualidade de vida.
Quais são as precauções e contraindicações do Cimzia®?
As principais contraindicações do uso do Cimzia® são:
- Alergia ou hipersensibilidade aos componentes do Cimzia®;
- Infecções ativas ou graves, como sepse, abscessos e infecções oportunistas;
- Tuberculose.
Quais são as reações adversas do Cimzia®?
O Cimzia® é um medicamento potente, que pode desencadear diversos efeitos colaterais. Algumas das reações adversas mais comuns são:
- Reações no local da injeção, como dor, inchaço, vermelhidão ou coceira, geralmente sendo leves e temporárias;
- Infecções bacterianas e virais;
- Dor de cabeça.
As reações adversas podem variar de pessoa para pessoa, sendo essencial relatar ao médico os efeitos colaterais do Cimzia®.
Onde fazer o tratamento com o Cimzia®?
Você pode fazer o seu tratamento com o Cimzia® no Centro de Infusões Pacaembu (CIP), clínicas especializadas na infusão de medicamentos de alta complexidade, em pacientes crônicos e com doenças autoimunes em diversas especialidades.
Entre em contato com a central de atendimento e agende agora mesmo o seu tratamento.




